A digitalização deste mundo levou a uma maior dependência das pessoas em seus Macs e iPhones. Esses dispositivos guardam um tesouro de informações pessoais – de vídeos, fotos e mensagens a documentos de trabalho e dados financeiros. Proteger esses dados a todo custo é essencial e, felizmente, os dispositivos Apple estão um passo à frente dos demais quando se trata de segurança e privacidade. No entanto, apesar de todos os recursos de segurança integrados, sempre há espaço para fortalecer suas defesas. Por meio deste guia, você explorará dicas avançadas de segurança para seu Mac e iPhone para que possa assumir o controle de sua vida digital.

Construa uma base sólida
Atualizações de software – Vulnerabilidades de software sem patch são os principais alvos dos cibercriminosos. Configure seus dispositivos Apple para baixar e instalar atualizações de software automaticamente, sempre que disponíveis. Essas atualizações geralmente incluem patches de segurança críticos, correções de bugs e melhorias de desempenho. Além de instalar atualizações do iOS e do macOS, garanta que todos os aplicativos em seus dispositivos também estejam atualizados.
Senhas únicas e 2FA – Nunca reutilize senhas e sempre evite usar senhas fracas. Suas senhas não devem estar relacionadas a nenhum aspecto da sua vida pessoal ou profissional. Esqueça de usar o nome do seu amor ou seu aniversário como senha. Eles podem ser facilmente adivinhados e hackeados por pessoas mal-intencionadas. Além disso, crie senhas únicas para cada conta. Se criar e lembrar de tantas senhas diferentes for intimidador, use um gerenciador de senhas. Sempre que possível, habilite o 2FA. Isso adiciona uma camada extra de segurança ao exigir um segundo código de verificação no login, normalmente enviado para seu e-mail ou telefone.
Ativar o Find My – Ativar o Find My Mac ou o Find My iPhone permite que você localize facilmente seu dispositivo roubado ou perdido, reproduza um som para ajudá-lo a encontrá-lo nas proximidades ou apague seus dados remotamente.
Tenha um plano de backup sólido
Fazer backups regulares dos seus dados é uma prática de segurança crítica que é frequentemente negligenciada. Imagine perder seu Mac ou iPhone com todos os seus contatos, fotos, vídeos e documentos de trabalho insubstituíveis. Veja como você pode evitar ter um ataque de pânico:

Backups locais – Backups locais são uma boa opção se você não quiser depender de uma conexão de Internet para acessar seus arquivos. No entanto, essa opção é muito mais adequada para fazer backup do seu iPhone para o seu Mac porque o espaço de armazenamento do Mac é muito maior do que o do seu iPhone. Os passos sobre como fazer backup do meu iPhone para o meu Mac são simples. Basta conectar seu iPhone ao seu Mac e usar o Finder para criar um backup local.
Backup do iCloud – A Apple oferece 5 GB de armazenamento gratuito no iCloud para backups. Este é um serviço integrado que você obtém com seu Mac e iPhone. Depois de fazer backup de tudo, você pode sincronizá-lo para que os dados fiquem disponíveis em seus dispositivos Apple. No entanto, se o nível gratuito não for suficiente, você precisa atualizar seu plano de armazenamento pagando uma taxa.
Medidas de segurança avançadas
Limite as permissões do aplicativo – Muitos aplicativos solicitam acesso a recursos como microfone, localização ou câmera. Você deve revisar cuidadosamente essas permissões e conceder acesso somente quando for absolutamente necessário. Além disso, reveja as permissões que você deu e revogue as que não forem necessárias.
Navegue com segurança – Cuidado com ataques de phishing e não clique em links suspeitos ou baixe anexos de remetentes desconhecidos. Use o Safari ou outros navegadores focados em segurança, como Brave ou Vivaldi . Considere usar uma VPN para criptografar seu tráfego de Internet.
Use software antivírus – Instale programas antivírus para adicionar uma camada extra de proteção. Examine seus dispositivos periodicamente para ficar um passo à frente.
Use o FileVault – O FileVault no Mac precisa ser ativado e esse recurso criptografa dados no sistema e volumes de dados. Então, mesmo se você perder seu Mac, seus dados estarão protegidos. No iPhone, há um recurso semelhante ao FileVault que é integrado e sempre ativado. Você não pode desativá-lo.
Além do dispositivo
Cuidado ao usar redes Wi-Fi públicas porque elas não são seguras e não têm segurança robusta. Quando conectado a essas redes, você não deve acessar informações confidenciais. Você pode usar uma VPN para criptografar seu tráfego de Internet quando estiver em redes Wi-Fi públicas.
Fique alerta e atualizado sobre ataques de phishing. Esses textos e e-mails enganosos podem parecer legítimos, mas, uma vez que você clica nos links ou baixa anexos, os cibercriminosos obtêm suas informações pessoais e podem usá-las contra você.
Você nunca deve compartilhar seus códigos de segurança ou senhas com ninguém. É uma boa ideia alterar as senhas de suas contas periodicamente.
A linha de fundo
Usuários de Mac e iPhone podem proteger sua vida digital implementando essas medidas de segurança e adotando uma abordagem cautelosa online. Além disso, você deve fazer um esforço honesto para se manter informado sobre novas ameaças e atualizar suas práticas de segurança de acordo. Com uma abordagem proativa, você estará no controle de sua vida digital e não terá que se preocupar constantemente com seus dados caindo em mãos erradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by WordPress